Área de Competência: Sociedade, Tecnologia e Ciência

Ficha de Trabalho nº2

 

Domínio de Referência: Sociedade, Tecnologia e Ciência no contexto profissional (1)

Tema: Micro e Macroelectrónica

Núcleo Gerador: T.I.C.

 

 Grupo I – Sociedade

 

1.      Considera a formação nas novas Tecnologias de Informação e Comunicação importante para a evolução profissional.  

Resposta:

  Normalmente, um computador pessoal é usado por um único utilizador com o intuito de realizar tarefas gerais como processamento de texto, navegação na Internet, fax, e-mail, execução de conteúdo multimédia, jogos, programação de computadores, etc. Estas tarefas variam principalmente consoante as profissões de cada utilizador. Geralmente, pessoas mais qualificadas utilizam mais o computador.

  O computador tornou-se um instrumento primordial em muitos sectores laborais, tornando-os mais eficientes. Veio modificar profundamente o trabalho em bancos, companhias de seguros, empresas comerciais, na medicina, nos meios de transporte, etc.

  Já noutras actividades profissionais como pedreiro, pintor, padeiro, calceteiro, auxiliar de apoio domiciliário, etc., não se utiliza directamente o computador. Apesar de poder servir de apoio em diversas situações, nestas profissões, o computador não é estritamente necessário.

  As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) constituem uma linguagem e um instrumento de trabalho essencial do mundo de hoje. Estas tecnologias são um instrumento fundamental para pensar, criar, comunicar e intervir sobre numerosas situações, constituem uma ferramenta de grande utilidade para o trabalho colaborativo e representam um suporte do desenvolvimento humano nas dimensões pessoal, social, cultural, lúdica, cívica e profissional. Um meio privilegiado de acesso à informação.

  As TIC são utilizadas por empresas, famílias e indivíduos e assumem grande importância na vida colectiva e individual actual. A rápida difusão das TIC tornou-se necessária na evolução, tanto a nível pessoal como profissional. Exerce mutações no modo de vida das sociedades, influenciando de forma decisiva o seu desenvolvimento. A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a agilização do relacionamento e a redução dos custos que lhe estão associados.

 

2.      Identifique alguns mecanismos formais e informais, de aquisição de competências nas TIC, que são colocados à disposição das pessoas.

Resposta:

  Cada vez temos mais programas para PCs, principalmente programas de escritório e jogos para computadores pessoais. Todos esses programas podem ser utilizados por utilizadores avançados ou não. A indústria de programas vai criando sistemas amigáveis, de fácil uso para o utilizador. No entanto, o uso de um moderno computador pessoal pode requerer algum conhecimento sobre o sistema operativo e as aplicações nele utilizados.

  A grande maioria dos utilizadores não tem formação nas TIC. Quando se tem vontade de saber mais, o apoio de familiares, amigos ou colegas de trabalho que dominam a área é útil é precioso. Podem sempre ensinar ou explicar como trabalhar com determinados programas.

  Se sentimos que esse conhecimento é insuficiente e queremos aprofundá-lo para a nossa realização pessoal ou porque a nossa profissão assim o exige, então, temos à disposição várias formas que nos possibilitam aprender a contactar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

  As acções de formação profissional em TIC, articuladas em percursos, apresentam diferentes modalidades de formação, podendo ser realizadas nas Escolas, nos Centros de Formação ou mesmo à distância. Cursos pós-laborais, ensino recorrente para adultos, facilitam a vida de stress e de falta de tempo em que se encontram as pessoas que querem ou são “obrigadas” a aprender.

 

3.   Explore a importância dos mecanismos identificados na questão anterior para a reconversão profissional ou para o aumento de competências dos trabalhadores.

Resposta:                                                                                               

  A formação nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tornaram-se essenciais a uma especialização adequada às necessidades do mercado de trabalho. Requisitos Mínimos de Hardware e Software são muitas vezes exigidos em determinadas profissões.

  Por vezes, empresas incentivam os seus funcionários a aumentarem os conhecimentos nas TIC, pois reconhecem ser uma mais-valia na reconversão profissional. A formação nas TIC proporciona-nos aumento de competências tornando-nos habilitados para certos cargos profissionais e progressão na carreira profissional.

  Papert, o maior defensor das potencialidades educativas do computador, afirma: “Uma iniciação mínima à informática será em breve indispensável a todos, jovens ou velhos, se quiserem exercer a sua actividade quotidiana sem assistência e sem constrangimento”.

 

Grupo II – Tecnologia

 

1.       Identifique pelo menos três sistemas operativos colocados à disposição do consumidor.

 Resposta:             

  Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  Um sistema operativo é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada (num processo chamado de bootstrapping) e, a partir de então, não deixa de funcionar até que o computador seja desligado. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

  Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:

  • Pela perspectiva do usuário ou programador, visão top-down: é uma abstracção do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o aplicativo (programa) e os componentes físicos do computador (hardware);
  • Numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, controlando quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando e que recursos (memória, disco ou periféricos) podem ser utilizados.

  A sigla usual para designar esta classe de programas é SO (em português Sistema Operativo) ou OS (do inglês Operating System).

  Um sistema operativo pode ser visto como um programa de grande complexidade que é responsável por todo o funcionamento de uma máquina desde o software a todo hardware instalado na máquina. Todos os processos de um computador estão por trás de uma programação complexa que comanda todas a funções que um utilizador impõe à máquina. Existem vários sistemas operativos. Entre eles, os mais utilizados no dia-a-dia, normalmente utilizados em computadores domésticos, são o Windows, Linux e Mac OS X.

  Alguns exemplos de sistemas operativos e respectivo aspecto do ambiente de trabalho:

Linux

Ubuntu

Windows XP

Windows 7

Chrome OS

 

2.      Identifique pelo menos cinco aplicações informáticas colocadas à disposição do consumidor.

Resposta:

  Uma aplicação informática é um tipo de programa informático desenhado como ferramenta para permitir realizar um  ou diversos tipos de trabalho. Isto diferença-o principalmente de outros tipos de programas como sistemas operativos (que fazem funcionar o computador), utilidades (que realizam tarefas de manutenção ou de uso geral), e linguagens de programação (com o qual se criam os programas informáticos).

  A utilização de uma ou outra ferramenta, permite ao utilizador simular com maior ou menor realismo acções de carácter artístico, quer pela via da manipulação de software, através de periféricos de entrada (sobretudo de captação de imagem), quer através de alteração das características da informação prévia. Facilita-nos uma abordagem à realidade virtual da divulgação da arte no ciberespaço.

  Torna-se uma solução informática para a automatização de certas tarefas complicadas como podem ser a contabilidade ou a redacção de documentos. Alguns exemplos de programas de aplicação são: Os processadores de textos como a Microsoft Word, o bloco de notas, o EditPad Lite, o TextPad, o Notepad, o SimpleText, o Boxer, o Ami-Pró, o vi, etc; As folhas de cálculo como o Microsoft Excel, o Lotus123, o OpenOffic.org.Calc, o Gnumeric do Ubuntu, etc; A base de dados como o Microsoft Access, o Approach, etc.

  Outros exemplos de programas de aplicação podem ser: programas de comunicação de dados, Multimédia (ex: Screencam), apresentações (ex: Microsoft PowerPoint; FreeLance Graphics), desenho gráfico, cálculo, finanças, correio electrónico, compressão de arquivos, agenda (ex: Microsoft Schedule, Organizer), orçamentos de obras, gestão de empresas, etc.

  Algumas aplicações desenvolvidas ‘sob medida’ costumam oferecer uma grande potência já que estão exclusivamente desenhadas para resolver um problema específico. Algumas companhias agrupam diversos programas de diferente natureza para que formem um pacote (chamados suites) que sejam satisfatórios para as necessidades do utilizador. A principal finalidade dos pacotes de programas integrados é estabelecer a comunicação eficiente entre os programas, facilitando assim o trabalho do usuário, poupando tempo e dinheiro. Um exemplo comum destes pacotes é o Microsoft Office.

 

3.      Indique as funções das aplicações referidas na questão anterior.

Resposta:

Algumas funções das aplicações:

   Base de Dados é um conjunto de programas que permitem ao utilizador criar arquivos de informação independentemente dos programas que poderão utilizar esse arquivo. O mais importante é a forma como esses dados são geridos.

  Processador de Texto é basicamente um conjunto de programas que permite a utilização do computador como uma máquina de escrever com grandes recursos. Permite modificar e formatar textos, em qualquer momento visualizar todo trabalho, ou armazená-los para posterior reprodução ou modificação.

  Folha de cálculo é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas que permitem anotar dados que possam constituir um quadro estatístico ou contável. Possuem a vantagem de permitir a correcção de valores, executando rapidamente o cálculo dos resultados afectados por uma correcção.

  Comunicações: Este tipo de aplicação permite a comunicação de um computador com seus terminais ou de vários computadores entre si, para isso requer um protocolo de comunicações que, juntamente com outros programas de ajuda, vem integrar a aplicação.

  Gráficos: Este grupo de programas está voltado para geração de gráficos estatísticos a partir de dados numéricos.

  Agenda electrónica que, de uma forma prática, serve para organizar o tempo e tarefas. É agenda, programador de reuniões em grupo, listas de coisa a fazer, planeador, caderno de endereços, bloco de notas e relação de aniversários. Encontramos uma divisória para cada uma destas secções, e todas formam um só ficheiro.

  Multimédia é uma ferramenta que permite capturar actividades de aplicativos na tela, movimentação de cursos e áudio em um filme integrado. Os filmes criados podem ser distribuídos e compartilhados com outros usuários de modo a facilitar o aprendizado, as apresentações e a comunicação.

 

4.       Procure identificar dois programas informáticos que permitam executar as seguintes tarefas:

        I.  Edição de texto;

      II.  Processamento de dados estatísticos;

    III.  Edição de imagem.

 

Resposta 4.I:

  Um editor de texto é um tipo de programa utilizado para edição de simples arquivos de texto.

  Editores de texto são frequentemente equipados com sistemas operacionais ou pacotes de desenvolvimento de software, e pode ser usado para alterar arquivos de configuração e programação em linguagem de código fonte.

  Existe no mercado diversos editores de texto como o Microsoft Word, o bloco de notas, o EditPad Lite, o TextPad, o Notepad, o SimpleText, o Boxer, o Ami-Pró, o vi, entre muitos outros.

 

Resposta 4.II:

  Planilha electrónica, ou folha de cálculo, é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. Possuem a vantagem de permitir a correcção de valores, executando rapidamente o cálculo dos resultados afectados por uma correcção.

  Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas. O nome eletrônica deve-se à sua implementação por meio de programas de computador. As planilhas são utilizadas principalmente para aplicações financeiras e pequenos bancos de dados.

  Existem no mercado diversos aplicativos de planilha electrónica. Os mais conhecidos são o Microsoft Excel, o Lotus123 e o OpenOffice.org Calc. Entre muitos outros, temos também o Statistica, o Gnu Octave, o Gnumeric do Ubuntu e o IBM SPSS Statistics 18.0 que é o clássico na interpretação de dados estatísticos.

  Por exemplo, no Excel da Microsoft, versão 97 a folha de cálculo é essencialmente uma área de trabalho na qual temos a possibilidade de realizar cálculos.

Excel da Microsoft, versão 97

  A folha está dividida em linhas  (rows) e colunas  (columns).  À intersecção entre linhas e colunas, chamamos células  (cells).  Em cada folha existem 256 colunas e 65536 linhas, totalizando 16777216 células. As colunas são identificadas por uma letra, de Z,  ou, depois da última letra do alfabeto, por duas, de AA IV.  As linhas são identificadas por números, de 1 a 65536. Assim, é possível identificar cada célula por um endereço ou referência, constituído pelo nome da coluna e o número da linha a que pertence. Por exemplo, a célula evidenciada na figura acima, localizada na coluna A e linha 1, será a célula A1.

  O gráfico estatístico é uma forma de apresentação dos dados estatísticos a partir de dados numéricos, cujo objectivo é o de produzir uma impressão mais rápida e viva do fenómeno em estudo,  já que os gráficos falam mais rápido à compreensão do que as séries.

  Deve-se efectuar a confecção de um gráfico de forma a que se adeqúe à finalidade a que se destina. Para isso, existem vários tipos aplicados em diversas situações.

  Por exemplo:

  • Diagramas

  Os diagramas são gráficos geométricos de, no máximo, duas dimensões; para sua construção, em geral, faz-se uso do sistema cartesiano. Dentre os principais diagramas, destacam-se:

  • Gráfico em linha ou em curva
  • Gráfico em colunas ou em barras

  – Gráfico em colunas

   - Gráfico em barras

  – Gráfico em colunas ou em barras múltiplas

  • Gráfico em sectores

  • Gráfico Polar

  • Gráfico Cartograma
  • Gráfico Pictograma
  • Gráfico Radar
  • Gráfico Superfície

  

 

Resposta  4.III:

  Editores gráficos ou editores de imagens são programas que têm como objectivo facilitar a alteração e criação de imagens digitais. Existem três tipos de editores para cada necessidade. São eles:

Raster - Dentre os mais populares estão: GIMP, Adobe Photoshop, Corel PhotoPaint, PhotoScape, Pixia, Paint.NET, ArtRage;

Vectoriais - Dentre os mais populares estão:  Inkscape,  Corel Draw,  Adobe Illustrator,   Sodipodi,   Macromedia Freehand;

Tridimensionais - Dentre os mais populares estão:  SketchUp,   3ds Max,  Blender,  Cinema 4D,  Maya,  Autodesk Softimage.

 

5.      Compare os programas referidos na questão anterior, na alínea I, indicando as vantagens e desvantagens dos mesmos.

Resposta:

  Alguns editores de texto são pequenos e simples, enquanto outros oferecem uma ampla e complexa gama de funcionalidade.

  No Microsoft Windows, alguns sistemas vêm com o simples bloco de notas, embora a maioria das pessoas prefiram usar um editor de texto com mais recursos como o Microsoft Word. Este já é um processador de texto que desenvolve planos comerciais, cartas, relatórios, memorandos etc. De um modo geral não é necessário começar do “zero”, pois os assistentes e os modelos fazem grande parte do trabalho.

  EditPad Lite é um editor de texto de uso geral, concebido para ser pequeno e compacto, oferece todas as funcionalidades que se espera de um editor de texto básico. É gratuito, ideal para uso não-comercial. Ou seja, é vantajoso usar o EditPad Lite se não somos pagos, direta ou indiretamente, pelo trabalho que fazemos.

  O TextPad é muito popular. Permite-nos fazer o que quisermos, do modo que quisermos aos nossos textos. Foi um poderoso substituto do Notepad, simples ferramenta para edição das páginas.

 

Grupo III – Ciência

 

1.      Compare os seguintes monitores de computador tendo em consideração as seguintes características:

  • Dimensão;
  • Peso;
  • Brilho;
  • Contraste;
  • Definição da imagem;
  • Ângulo de visão;
  • Consumo energético.

Resposta:

  O monitor é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem, estimulando assim a visão.

  Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Actualmente, essas tecnologias são duas: CRT e LCD. À superfície do monitor sobre o qual se projecta a imagem chamamos tela, ecrã ou écran.

  CRT (Cathodic Ray Tube – Tubo de raios catódicos) é o monitor “tradicional” em que a tela é repetidamente atingida por um feixe de electrões, que actuam no material fosforescente que a reveste, formando assim as imagens.

  LCD (Liquid Cristal Display – tela de cristal líquido) é um tipo mais moderno de monitor. Nele, a tela é composta por cristais que são polarizados para gerar as cores.

  

CRT

  LCD
Dimensão É volumoso. Um monitor CRT de20 polegadaspode ter até 50cm de profundidade Dimensões reduzidas. Ocupam pouco espaço atrás
Peso É pesado. Um monitor CRT de20 polegadaspode pesar mais de 20kg O monitor LCD é leve
Brilho Apresenta um brilho mais intenso, tornando-se mais cansativo para a vista Cria e emite um pouco de luz, desta forma cansa menos a visão
Contraste Grande banda dinâmica de cores e contrastes Contraste não muito bom. A imagem fica com menos definição
Definição da imagem Grande versatilidade, uma vez que pode funcionar em diversas resoluções, sem que ocorram grandes distorções na imagem Capacidade de formar uma imagem praticamente perfeita, estável, sem cintilação
Ângulo de visão Ecrãs catódicos. Distorção geométrica Ecrãs planos
Consumo energético Consumo elevado de energia Baixo consumo de energia

  A definição: é o número de pontos (pixel) que o ecrã pode afixar, este número de pontos é compreendido geralmente entre 640×480 (640 pontos em comprimento, 480 pontos em amplitude) e 2048×1536, mas resoluções superiores são tecnicamente possíveis. O quadro abaixo dá as definições aconselhadas de acordo com a dimensão da diagonal:

Diagonal

Definição

15″ 800×600
17″ 1024×768
19″ 1280×1024
21″ 1600×1200

  A dimensão: Calcula-se medindo a diagonal do ecrã e é exprimida em polegadas (uma polegada equivale a2,54 cm). É necessário não confundir a definição do ecrã e a sua dimensão. Com efeito, um ecrã de uma dimensão dada pode afixar diferentes definições. Não obstante, de maneira geral os ecrãs grandes possuem uma melhor definição. As dimensões standard dos ecrãs são as seguintes (lista não exaustiva):

  • 14 polegadas, ou seja uma diagonal de cerca de36 cm;
  • 15 polegadas, ou seja uma diagonal de cerca de38 cm;
  • 17 polegadas, ou seja uma diagonal de cerca de43 cm;
  • 19 polegadas, ou seja uma diagonal de cerca de48 cm;
  • 21 polegadas. ou seja uma diagonal de cerca de53 cm;

  A resolução: Determina o número de pixéis por unidade de superfície (pixéis por polegada linear, em inglês DPI: Dots Per Inch, traduz-se como pontos por polegada). Uma resolução de 300 dpi significa 300 colunas e 300 alinhamentos de pixéis sobre uma polegada quadrada que daria por conseguinte 90000 pixéis sobre uma polegada quadrada. A resolução de referência de 72 dpi dá-nos um pixel de 1 ” /72 (uma polegada dividida por 72) ou seja 0.353mm, correspondente a um ponto pica (unidade tipográfica anglo-saxónica).

 

2.     Identifique a linguagem utilizada pelo computador.

Resposta:

  Toda informação inserida no computador passa pelo Microprocessador e é lançada na memória RAM para ser utilizada enquanto seu micro trabalha. Essa informação é armazenada não em sua forma legível (por nós), mas é armazenada na forma de 0 (zero) e 1 (um). Essa linguagem é chamada linguagem binária ou digital.

 

  Na verdade, se pudéssemos entrar no computador e ver seu funcionamento, não haveria letras A, nem B, nem C, nem números. Dentro do computador existe apenas ELETRICIDADE, e esta pode assumir apenas dois estados: LIGADO e DESLIGADO (convencionou-se que 0 representa desligado e 1 representa ligado).

  A linguagem binária foi convencionada em um código criado por cientistas americanos e aceito em todo o mundo, o Código ASCII que diz que um determinado byte significa um determinado caractere. Este código mundial, por usar “palavras” de 8 bits, permite a existência de 256 caracteres em sua tabela (256 = 28).

  Cada caractere tem um código binário associado a ele. Vamos supor que a letra A seja 01000001, nenhum outro caractere terá o mesmo código. Este código de caracteres é formado pela união de 8 “zeros” e “uns”.

 

3.      Indique o nome dado às seguintes hipóteses:

       a)      Um dígito binário;

       b)      Um conjunto de oito dígitos binários;

       c)       Um conjunto de mil dígitos binários.

 

Resposta 3.a):

  Os computadores não lêem números em base decimal. Os números utilizados são em base binária. Cada dígito binário, ou seja, cada 0 e 1 é chamado de BIT. A palavra bit é a abreviação das palavras “Binary digIT” (dígito binário) e é abreviado com um b minúsculo.

  Um agrupamento de 4 bits é chamado de nibble (mordidela).

 

Resposta 3.b):

  O conjunto de oito dígitos binários é chamado BYTE e é abreviado com um B maiúsculo. Exemplo de conjunto de oito bits: ‘00001110’. Com 8 bits em um byte é possível representar 256 valores. Palavra é um conjunto de 4 bytes.

  Um BYTE consegue armazenar apenas um CARACTERE (letras, números, símbolos, pontuação, espaço em branco e outros caracteres especiais).

 

Resposta 3.c):

  Quando se fala em uma grande quantidade de bits ou bytes, utilizamos prefixos como kilo, mega e giga, para criar outros termos: kilobyte, megabyte e gigabyte (também abreviados para K, M e G, como em Kbytes, Mbytes e Gbytes ou KB, MB e GB). Por exemplo: Kb para cerca de 1000 bits; KB para cerca de 1000 bytes. A tabela a seguir mostra os multiplicadores binários:

Nome

Abrev.

Tamanho

Kilo

K

210 = 1.024

Mega

M

220 = 1.048.576

Giga

G

230 = 1.073.741.824

Tera

T

240 = 1.099.511.627.776

Peta

P

250 = 1.125.899.906.842.624

Exa

E

260 = 1.152.921.504.606.846.976

Zetta

Z

270 = 1.180.591.620.717.411.303.424

Yotta

Y

280 = 1.208.925.819.614.629.174.706.176

  Através desse quadro, percebemos que kilo corresponde a aproximadamente mil; mega, cerca de um milhão; giga, um bilhão e assim por diante. Quando se diz: “este computador tem um disco rígido de 2 giga”, queremos dizer que o disco rígido pode armazenar 2 gigabytes, aproximadamente 2 bilhões de bytes ou exactamente 2.147.483.648 bytes. Bases de dados de terabyte são comuns nos dias de hoje e, provavelmente, já deve haver algumas bases de petabyte.

 

 

 Paula Moreira

Turma B4D nº27

Dezembro de 2010

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