Campismo

O campismo é um sector do turismo em que a principal finalidade é o lazer. É uma prática com proximidade à natureza, onde o indivíduo carrega o seu abrigo de forma a atender a principal necessidade de um ser humano: a protecção. Para o efeito, podem ser usadas tendas ou caravanas.

TENDA

ATRELADO-TENDA

CARAVANA

AUTOCARAVANA

As autocaravanas, normalmente repletas de recursos modernos, são os equipamentos que mais se assemelham às moradias fixas do homem.

O campismo nasceu da exigência do homem, em questão do abrigo e da protecção contra o clima e animais. Começou na antiguidade, em expedições militares, onde tropas completas se amparavam em tendas de tecidos e peles animais. A prática ganhou essência educacional em 1860 ao ser instalada como processo de ensino infantil até que Baden Powel, em 1908, concebeu o escotismo (ou escoteirismo) espalhando-se pela Europa principalmente no período pós guerra mundial. Quando os grandes centros urbanos industriais começaram a crescer, veio a necessidade de as pessoas fugirem e procurarem locais com grande contacto com a natureza. O campismo torna-se essencialmente turístico e leva à criação de diversas associações.

Parque de campismo

Parque de Campismo é um local onde os campistas acampam, geralmente num curto espaço de tempo. Estes espaços são delimitados e têm que oferecer um mínimo de condições, variáveis de país para país, aos seus utilizadores. São por vezes escolhidos como destino turístico por praticarem preços mais baixos que os hotéis, ou para se estar em maior contacto com a natureza.

Parques de Campismo em Portugal

Em Portugal existem mais de duzentos parques de campismo espalhados por todo o território Nacional. Segundo a legislação em vigor, todos os parques de campismo portugueses devem dispor de uma recepção à entrada do recinto, responsável por controlar o movimento para o interior e exterior do parque, reencaminhar para os campistas chamadas telefónicas e correspondência destinada a eles e informar os utilizadores acerca do funcionamento do parque e seus serviços. Devem também ter edificado instalações sanitárias separadas por sexo, lava-loiças, pias para despejo de águas residuais, tanques para lavagem de roupa e respectiva zona de secagem, tábuas de engomar, parque infantil, área ao ar livre para a prática de desporto e recipientes para o lixo separados para triagem dos resíduos e futura reciclagem.

Informações úteis

O Roteiro campista online é um site prático e útil para quem pratica campismo ou caravanismo, ou pensa iniciar esta modalidade.

http://www.roteiro-campista.pt/

Neste site temos acesso a muitas informações úteis sobre campismo e caravanismo. Desde a localização, ofertas e preços dos parques; contactos para compra, aluguer ou reparação de autocaravanas e outros equipamentos como tendas, avançados e atrelados; conhecer os nossos direitos e obrigações como campistas ou caravanistas previstos na legislação; bem como a previsão meteorológica para melhor organizar a nossa viagem.

Dicas

A Internet é uma forma prática de obter ajuda valiosa em tudo o que diz respeito ao campismo. Pesquisando um pouco, encontramos muitas sugestões para planear, preparar e aproveitar as férias.

http://montartenda.com/

Aqui encontramos dicas para cozinhar no campismo, acampar com o cão, escolher o parque e estar nele, escolher a tenda, caravana ou autocaravana, etc.

Sugestão pessoal

Parque de Campismo Municipal de Vila Flor

O Parque encontra-se integrado num complexo mais vasto, junto à Albufeira do Peneireiro, que inclui (além do Parque de Campismo): um complexo de piscinas com esplanada e bar, um circuito de manutenção, um parque de merendas, um mini zoo e uma loja de artesanato. Se cada estrutura destas, só por si, já é interessante, todas em conjunto criam as condições ideais para uns dias de tranquilidade, de repouso ou desportivo.

Parque de Campismo de Vila Flor

O interior do Parque está completamente arborizado e com algumas áreas relvadas: pinheiros, eucaliptos, plátanos, choupos brancos, sobreiros e medronheiros são algumas das variedades vegetais que podemos encontrar. O terreno irregular, criando áreas mais pequenas, limitadas por vegetação ou por blocos naturais de granito, proporciona mais privacidade e a sensação de uma relação mais estreita com a Natureza.

RECEPÇÃO

PARQUE

Tem três blocos de balneários, um bar com esplanada, um minimercado, uma sala de leitura, campos de jogos e zonas de lazer infantil.

BALNEÁRIOS

CAMPO DE JOGOS

O acesso ao complexo de piscinas é gratuito para os utilizadores do Parque de Campismo.

PISCINAS

PISCINAS

Além dos prazeres que se podem usufruir no local, como a pesca desportiva na albufeira, um passeio a Vila Flor, à sua área antiga, subir ao Miradouro e visitar o Santuário de Nossa Senhora da Lapa são momentos muito agradáveis. Para quem queira conhecer mais um pouco do concelho, não pode deixar de subir ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas e fazer um longo passeio pelo Vale da Vilariça. Para os mais afoitos, todo o concelho é um convite.

O Parque está aberto todo o ano.

Agora é só pôr em prática.

Diverte-te!